É isto Roma, uma galeria de arte, onde a arqueologia mostra os restos arquitectónicos da época clássica e do que foi a revolução das artes a partir do renascimento até à actualidade ao nível da pintura, escultura e da arquitectura. Tudo isto em qualidade e quantidade que sò vendo permite compreender a riqueza patrimonial desta cidade.
Também importa recordar que até ao século XIX a arte aqui tinha, sobretudo, o apadrinhamento do clero, por isso, a grande maioria das obras relacionam-se com arte religiosa... embora a igreja parece ter tido uma maior tolerancia na manifestaçao dos devarios dos deuses do classicismo do que com os prazeres dos homens.

Como também sou melómano, tenho de reconhecer que na área da música é o centro e o norte da Europa que dão cartas, sobretudo o triângulo Alemanha, Áustria e República Checa. Não me pronuncio sobre o norte de Itália que não conheço. Mas, seguramente, que a Lisboa oficial mais a sua Fundação Gulbenkian não ficam atrás de Roma na arte de Orfeu.
Ah... em Roma é possivel encontrar boa gastronomia a bom preço e servida com simpatia. A condiçao é nao ficar amarrado aos restaurantes para turistas, pois estes no estilo sao iguais em todo o lado.
Jà agora, muitas... muitas vespas no transito caòtico e indisciplinado da cidade que pouco respeita o peao...
Mas vale a pena vir a Roma!
7 comentários:
Os imensos fontenários também são autenticas obras de arte.
Continuação de boas férias.
Sim, jà vi hoje a grande quantidade que por cà pulula...;)
Adorava ir a Roma... :)
Sempre vi Roma como uma cidade muito virada para o peão, até por causa do turismo. Esse caos é no centro histórico também? Ou Roma é toda um enorme centro histórico? :P
A situação descrita também tem a ver com cidadania. Mas espero que os aspectos positivos ultrapassem bastante os negativos... :)
Ainda bem que estás a gostar.
Continuação de boas férias!
Ajuda
ao grifo
de todas as grandes cidades que conheço a menos virada para no peao é precisamente Roma... aqui em primeiro lugar està a vespa, depois o carro, segue-se a bicicleta e por fim o peao. regras de transito servem talvez para o caso de acidente se atribuir legalmente um culpado e semàfaros para peoes sao poucos e percebe-se que se nao é para respeitar assim nòs vamos com mais cuidado ;)
As vespas nao ée por cidadania ée pelas ruas estreitas dos bairros tipicos.
Mas é uma bela e monumental cidade, cheia de romantismo e arte. Vale mesmo a pena.
à ajuda
estou a adorar e jà cà canta o iman ;)
Enviar um comentário