Recentemente, no regresso dos meus banhos de Verão, no meu porto favorito, eis que me deparo com um cortejo na minha rua, realizado pelos agricultores da Ribeirinha e outras freguesias do Faial, onde os mesmos exibiam os seus carros-de-bois guardados e preservados por eles próprios, bem como mostravam o gado de trabalho que presentemente ensinam, por auto-iniciativa, para preservar a memória das tarefas ancestrais da vida do campo nos Açores.
impressões de um geólogo amante de livros e música erudita que vive numa ilha vulcânica bela e cosmopolita
Páginas
▼
segunda-feira, 28 de julho de 2008
RECORDAÇÕES DE INFÂNCIA
sexta-feira, 25 de julho de 2008
BELEZAS AÇORIANAS II - O Pico no Triângulo
A paisagem das "Ilhas do Triângulo" - Faial, Pico e São Jorge - é incontornavelmente marcada pela imponência da Montanha do Pico e pela beleza que a mesma imprime aos cenários observados nesta zona dos Açores.
quarta-feira, 23 de julho de 2008
BELEZAS AÇORIANAS I - Pastos faialenses em Julho
Sem grandes comentários nesta série de post de Verão, hoje apresento uma amostra da beleza da paisagem das pastagens da Ribeirinha do Faial, entre os finais de Junho e o início de Agosto...
(clique nas imagens para as ampliar)



sábado, 19 de julho de 2008
VERÃO AÇORIANO: BANHOS
Festa em terra da Ribeirinha, descanso à beira-mar na freguesia e hoje tudo se conjugou: maré-cheia ao meio da tarde, mar calmíssimo, águas quentes, transparentes e sossego suficiente para uma excelente tarde de banhos no meu local favorito.
Uma maré-cheia de águas com uma transparência incrível e demonstrativa da sua qualidade...
quinta-feira, 17 de julho de 2008
AUDIÊNCIA SINGULAR
Visitas de trabalho ao campo, nos Açores, têm as suas particularidades. Recentemente, num trabalho em equipa, para avaliação da implantação de um projecto, decidimos subir a um local mais alto para observar a envolvente e apreciarmos o contexto de inserção do empreendimento na paisagem, a troca de opiniões não foi muito intensa, mas rapidamente tínhamos uma audiência inesperada e interessada em se informar e participar na discussão.
terça-feira, 15 de julho de 2008
GEOMONUMENTOS DOS AÇORES: National Geographic
Reconhecidamente, a revista National Geographic, inclusive a sua versão portuguesa, não necessita de publicidade, mas mais uma vez chegou-me às mãos uma publicação para divulgação, precisamente a última edição desta revista, Julho de 2008, por apresentar um trabalho especial sobre a geologia do Açores.
Trata-se de um suplemento desdobrável entitulado "Geomonumentos dos Açores, descodificar e proteger a paisagem", onde são apresentadas e explicadas, de uma forma simples, várias estruturas geológicas que se podem encontrar nas várias ilhas deste arquipélago.
O folheto não é exaustivo, mas apresenta uma selecção significativa destes Geomonumentos, mostra a geodiversidade desta região de uma forma interessante e o enquadramento geotectónico dos Açores a nível planetário.

O folheto não é exaustivo, mas apresenta uma selecção significativa destes Geomonumentos, mostra a geodiversidade desta região de uma forma interessante e o enquadramento geotectónico dos Açores a nível planetário.

Apresentando ainda publicamente, julgo que em primeira mão, a nova rede de áreas protegidas dos Açores, que neste momento já se encontra em aprovação no Parlamento da Região Autónoma dos Açores.
A aquisição desta edição com este suplemento é mais uma oportunidade de todos os interessados, no ambiente, na vulcanologia e na geologia dos Açores, conhecerem um pouco mais destas ilhas, bem como alguns modelos explicativos sobre a sua génese e enquadramento tectónico do arquipélago.
sábado, 12 de julho de 2008
CAVIDADES VULCÂNICAS DOS AÇORES
Após o lançamento de cartões postais conjuntamento pelo Gespea, Os Montanheiros e Amigos dos Açores, com o patrocínio da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, aqui divulgados, eis que a mesma equipa lança agora um guia, bilingue (português e inglês), entitulado "Cavidades Vulcânicas dos Açores" e com grande qualidade estética e informativa.
Como o próprio guia informa: "Cavidades Vulcânicas dos Açores" é uma viagem ilustrada pelo espectacular património vulcanoespeleológico deste arquipélago, dando a conhecer a geodiversidade e biodiversidade escondidas no seu mundo subterrâneo.
Como o próprio guia informa: "Cavidades Vulcânicas dos Açores" é uma viagem ilustrada pelo espectacular património vulcanoespeleológico deste arquipélago, dando a conhecer a geodiversidade e biodiversidade escondidas no seu mundo subterrâneo.

Uma aposta bem conseguida na publicitação da vulcanoespeleogia e do seu potencial turístico.

Segundo informação de um membro do Gespea, o guia estará disponível nas grutas abertas ao público e com infraestruturas adequadas para o acolhimento do visitante.
Obter este guia é mais um motivo para visitar este belo património geológico nos Açores, onde saliento, pelas condições de acessibilidade e beleza: a grutas das Torres, no Pico; a Furna do Enxofre, na Graciosa; o Algar do Carvão, na Terceira; e a gruta do Carvão, em São Miguel. Todas convenientemente apresentadas no guia, embora haja mais cavidades nestas e noutras ilhas dos Açores.
quinta-feira, 10 de julho de 2008
LULA PENA NO TEATRO FAIALENSE
Nos últimos anos, o Cineclube da Horta tem marcado posição na dinamização cultural na ilha do Faial, através da organização ou apoio de vários tipos de eventos além da área do cinema... diversificando assim as suas iniciativas e apostando na divulgação de formas de expressão artística de qualidade e, frequentemente, ainda não muito conhecidas do público em geral.
Assim, com organização da Câmara Municipal da Horta e apoio do Cineclube da Horta, no próximo Domingo, dia 13, pelas 21h30, no Teatro Faialense, ocorre mais um espectáculo na área da música portuguesa com as características a que esta dupla organizativa nos vai habituando.
»» UMA ESPÉCIE DE FADO…
Por cá nunca se ouviu uma coisa assim, ao vivo.
Veja e ouça aqui Lula Pena
Para mais informações, sobre o programa consulte o site do Cineclube da Horta.
Bilhetes já à venda no Teatro Faialense.
quarta-feira, 9 de julho de 2008
9 de JULHO DE 1998 - 10 ANOS APÓS OS TERRAMOTO
9 de Julho de 1998, 5h 19 da manhã, um sismo de magnitude 5.8 graus na escala de Richter, a nordeste do Faial, atinge a Ribeirinha, a freguesia mais próxima do epicentro. Vinte segundos que mudaram para sempre esta comunidade... faz hoje, precisamente, 10 anos.






Todas as fotos deste post foram disponibilizadas amavelmente em formato de papel por Conceição Quaresma, proprietária das imagens e detentora do maior levantamento fotográfico privado dos danos do sismo de 9 de Julho de 1998 na localidade de Ribeirinha. Estas e outras encontram-se disponíveis no museu etnográfico e de artesanato aberto ao público nesta freguesia e com muitas outras memórias desta terra. (clique nas imagens se pretender a respectiva ampliação)
domingo, 6 de julho de 2008
NOVAMENTE EM SAÍDA
Tenho de reconhecer que 2008 tem sido relativamente calmo em viagens, uma vez por mês está bem abaixo da média dos últimos anos. Nos próximos dois dias lá deverei andar pela designada ilha do Arcanjo, ou seja, a ilha de São Miguel.
Não costumo referir os temas das deslocações em trabalho, na generalidade manterei esse comportamento aqui, mas dado que esta viagem, em parte está relacionada com um processo que acompanho há vários anos que, possivelmente no futuro, poderá originar uma série de posts neste blog, cá vai um dos motivos da saída: a GEOTERMIA. Um dos potenciais recursos que o vulcanismo concedeu aos Açores e, nos tempos que correm, sem dúvida um sinal de esperança para autonomia energética destas ilhas.
Continuarei a aceder a internet, a ver os vossos comentários e o próximo post, como não poderia deixar de ser, está feito e pronto para publicação na data aprazada, mas dificilmente terei tempo para martelar neste espaço.

Continuarei a aceder a internet, a ver os vossos comentários e o próximo post, como não poderia deixar de ser, está feito e pronto para publicação na data aprazada, mas dificilmente terei tempo para martelar neste espaço.
sexta-feira, 4 de julho de 2008
NOS 175 ANOS DA CIDADE DA HORTA
A Horta foi fundada no século XV, pelo primeiros povoadores do Faial, com origem essencialmente portuguesa e flamenga, sendo o primeiro donatário da ilha Joss van Hurtere, de onde parece ter derivado o nome da povoação.









Para conhecer o programa comemorativo dos 175 anos de elevação da Horta a Cidade, a mais ocidental da Europa, consulte a página da Câmara Municipal.
Clique nas imagens se pretender ampliá-las.
terça-feira, 1 de julho de 2008
1ST JULY - CANADA DAY: Happy birthday Canada




Apesar de tudo e do hino nacional "Oh Canada", ouvir vídeo, também ter letras tão díspares nas versões inglesa e francês, os símbolos nacionais estão muito enraizados na maioria das comunidades canadianas e vão muito além de meros símbolos desportivos, por isso, nesta data, desculpem-me este intervalo na minha portugalidade genética para dizer: Happy Birthday Canada... as your son, I'm proud to be Canadian.