Dando sequência à série aqui iniciada, hoje não com uma ária (uma canção a solo dentro de ópera) mas com um dueto (duas vozes como que em desafio) de grande virtuosismo numa das óperas mais divertidas deste género de arte "Don Pasquale", onde um velho procura uma jovem para casar. Foi a primeira obra no género a que assisti na Europa e fui surpreendido por estes senhores em Londres. A partir do 2'30s começa o desafio e repetem a brincadeira com sucesso.
Aqui o dueto começa mais cedo e a obra extravasa o palco, a interpretação e o canto é um pouco diferente, mas uma ópera quando é levada à cena não é uma repetição do género inicial, há a capacidade dos actores misturada com a qualidade dos cantores, a imaginação dos encenadores e os dotes da orquestra.
Cabe a cada um dizer qual das versões gosta mais... o divertimento nesta ópera é garantido.
realmente don pasquale é muito divertida. beijos, pedrita
ResponderEliminarEscolha difícel, caro Geocrusoe.
ResponderEliminarGosto de ambas as versões.
Abraço.
@ Pedrita Há muitas mais que são divertimento puro e muitas juntam a isso a qualidade como esta. nesta série tentarei falar não só da qualidade, mas também dar exemplos para aquelas pessoa que pensam que ópera é só para um grupo restrito de pessoas, esquecendo-se que durante anos era uma forma de espectáculo popular.
ResponderEliminar@Quintela Eu gosto das duas, a primeira vi-a ao vivo e é a do meu dvd, por isso tenho uma maior sintonia... só por isso.