Terminou a 6.ª Edição do Faial Filmes Fest, com a homenagem ao Cineasta Realizador com 101 anos de idade Manoel de Oliveira, o qual dirigiu uma mensagem ao Festival e foi apresentada o seu documentário/curta-metragem sobre os "Painéis de São Vicente de Fora"..
Um período de pequena duração mas de grande significado neste festival.
A cerimónia de encerramento foram conhecidos todos os prémios associados a esta edição do FFF2010, que apresentou cinquenta e oito filmes seleccionados para a final, ficando aqui apenas alguns dos galardões mais importantes:
Melhor curta-metragem - "Canção de Amor e Saúde" de João Nicolau
Prémio do Público - "Pickpocket" de João Figueiras
Melhor curta do Faial - "Passando à de Zé Marôvas" de Aurora Ribeiro
Prémio do Público das curtas do Faial - "Passando à de Zé Marôvas" de Aurora Ribeiro
Melhor Ficção - "Pickpocket" de João Figueiras
Melhor Documentário - "Crime abismo azul remorso físico" de Edgar Pêra.
Para conhecer os restantes prémios consulte aqui.
Nunca ouvi falar em nenhum dos vencedores da 6.ª Edição do Faial Filmes Fest.
ResponderEliminarQuanto à homenagem ao realizador portuense com 101 anos de idade Manoel de Oliveira, é mais do que JUSTA.
O mesmo já não posso dizer eu sobre o desconhecimento de alguns destes autores, que inclusive já ganharam prémios noutros festivais.
ResponderEliminarMas como sabe, os OCS em termos de cinema falam em primeiro lugar das longas metragens de hollywood, depois das longas mais comerciais e premiadas nos maiores festivais de cinema e só muito residualmente falam de curtas-metragens e seu realizadores, excepto se já produziram longas-metragens de sucesso comercial... o problema está do lado dos media e do dinheiro.
vou sonhar q em algum dia esses filmes passem por aqui. beijos, pedrita
ResponderEliminarNão sei se terá hipótese de ver algumas das curtas portuguesas, aí no Brasil e fora de festivais.
ResponderEliminarSei que o filme "Embargo" baseado num conto homónimo de Saramago, mas que não é uma curta, do realizador António Ferreira, que foi o vencedor com uma há 2 anos, vai ser distribuído aí no Brasil, filme que passou no fff2010 e que gostei.
Carlos, parabéns pela cobertura ao Faial Filmes Fest 2010 que encontrei no teu geocrusoe.
ResponderEliminarOpto por deixar esta manifestação no post de encerramento.
Abraço!
- m
Obrigado. O FFF é um evento ao qual estou pessoalmente ligado, embora não faça parte da organização, fico no acolhimento e apoio aos convidados. Mas pela importância cultural tem sempre espaço aberto para divulção neste blogue.
ResponderEliminar