Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2009

VILAS DO TRIÂNGULO: SÃO ROQUE/ CAIS DO PICO

A menor das três vilas do Pico, situada na costa norte e exposta à ilha de São Jorge: São Roque do Pico, impressiona-me pelo seu verde intenso.
(clique nas imagens para as ampliar)

Se o núcleo da freguesia está em São Roque, à esquerda e ainda junto ao mar na imagem acima, certamente que o coração da Vila e do Concelho palpita na zona do Cais do Pico, ao centro e à direita na mesma foto. Aliás, muitos não distinguem o significado das duas toponímias

Vila portuária é a porta principal de ligação desta ilha com São Jorge, com a qual troca numerosos laços de amizade, familiares e comerciais.

Muitas vezes esquecida... um olhar atento descobre belezas singulares e um asseio especial dos seus espaços.

O Cais do Pico cheira agradavel e permanentemente a mar. A baleação está bem presente no magnífico núcleo do Museu do Pico da Indústria Baleeira, o único local em que me recordo de ver esta actividade e onde observei os únicos cachalotes em desmancha e cheirei o fumo da fábrica com o toucinho a derreter, era eu criança em escala nas minhas idas a São Jorge.

15 comentários:

  1. As fotos me fizeram lembrar de Parati, RJ.
    Denise

    ResponderEliminar
  2. à denise
    acredito, só que nunca passei a sul de angra dos reis... de onde fiz um lindíssimo trilho de combóio (trem) na serra d'água que nunca mais me esqueci.

    ResponderEliminar
  3. Não vá a São Roque nos próximos tempos.Não são para brincadeiras. ehehe
    Há uma grande rivalidade entre São Roque e Cais do Pico. São Roque é que é a Vila e a sede de concelho, "os senhores" do cais é que trouxeram tudo para baixo. As palavras não são minhas.

    ResponderEliminar
  4. Não há problema, ambos são boas pessoas. em São Roque apenas aconteceu aquilo que é normal nas ilhas, as vilas tendem-se a centrar-se na zona do porto. A vila de São Roque é o somatório dessas duas zonas que até têm continuidade territorial e dão um ar muito própria a esta sede de concelho.

    ResponderEliminar
  5. As fotografias ampliadas ainda são mais belas, geocrusoe.

    Eu quis criar confusão aos leitores portugueses com essa fotografia do cartaz do CDU. Parece, que com o Grifo, deu resultado, mas consigo já não deu, porque é uma pessoa muito bem informada. O Geocrusoe é um dos pouquíssimos leitores, que tem conhecimento e gosta da cultura alemã.

    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  6. Tem feito um excelente trabalho na divulgação das localidades das ilhas e detalhes que muitas vezes são esquecidos.

    haja Saúde

    ResponderEliminar
  7. à ematejoca
    eu percebi... por isso comentei para dar o sinal de entendimento.

    ao tibério dinis
    além de ser uma visão pessoal das ilhas, suas localidades e gentes; aproveito para divulgar as ilhas e fazer com que a nossa diáspora mate saudades das suas terras: havendo mesmo alguns que agradecem via e-mail.

    ResponderEliminar
  8. Espero resposta a uma pergunta que fiz ao seu comentário no meu blog :P

    ResponderEliminar
  9. Parabens pelo belo blog.

    Voce sabe de alguma previsão de abalo sismico com vulcanismo nas canarias ? pra 2013 ?

    ResponderEliminar
  10. ao grifo
    quando puder passo lá a responder...

    MPMurad
    Duas coisas:
    os sismo de grande magnitude raramente são de origem vulcânica, embora possam atingir intensidades relativamente elevadas em locais muito restritos próximos de uma erupção;
    as erupções podem ser previstas a curto e médio prazo, dias, meses horas, nunca ao nível de anos. Embora estatisticamente possam haver erupções que se repetem em média dentro de determinados intervalos de tempo... mas como desportista sabe quanto isso pode falhar no resultado do jogo.
    Assim para 2013 só visionários, que às vezes por acaso acertam e fazem disso grande propaganda, enquanto escondem 99,9% de previsões falhadas.

    ResponderEliminar
  11. O convento que aparce numa da fotografias foi recentemente transformado em pousada da juventude tendo ficado muito interessante. Recomendo vivamente a visitá-lo, e porque não lá ficar uma noite?

    ResponderEliminar
  12. ao miguel valente
    soube que tinha sido uma boa recuperação, mas não a vi no local. aliás não costumo pernoitar no Pico, mas deves ter razão, tendo em conta outros comentários que já recebi pessoalmente

    ResponderEliminar
  13. e por aqui fiz mais uma viagem interessantissima sem que me tivessem perdido as malas no aeroporto...um abraço e obrigado...

    ResponderEliminar
  14. ao luís galego
    felizmente, nestas viagens sente-se a terra, mas nunca se perda nada...

    ResponderEliminar