Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sismo na Ilha do Faial a NE da Ribeirinha

Post sujeito a actualizações frequentes


Imagem do CIVISA com a implantação do epicentro, este departamento calculou a magnitude em 3.7 e intensidade V





Foi sentido às 7h23 dos Açores um sismo na ilha do Faial que segundo os primeiros dados provisórios e sujeitos a correcção terá atingido 3.9 na Escala de Richter e com epicentro a 6 quilómetros a NE da freguesia da Ribeirinha.


Sabe-se que o sismo foi sentido nas ilhas do Faial e de São Jorge, tendo algumas pessoas da Ribeirinha do Faial saído para a rua assustadas com o evento, mas não observei nesta localidade qualquer estrago, este comportamento mais o facto de algumas pessoas no exterior o terem sentido aponta para um intensidade mínima de IV/V na escala de Mercalli.


Última actualização




Segundo diversas fontes, confirma-se para o Faial as intensidades de V - Ribeirinha, IV - Praia do Almoxarife, cidade da Horta, Flamengos e Salão, III/IV -vila da Madalena na ilha do Pico e II - vila de Velas ilha de São Jorge.




Questionam-me porque não é sempre igual a magnitude do CIVISA e a do IM. Embora possam existir outras razões, verifica-se que as grandezas tendem a ser próximas, tal deve-se ao facto do valor resultar de dados colhidos nos sismógrafos dispersos pelas ilhas e da adopção de determinados critérios nas fórmulas, como os aparelhos não estão exactamente nos mesmos locais, nem têm todos a mesma sensibilidade, podem ocorrer pequenas perturbações na precisão do cálculo, se guirem sempre o dado fornecido pelo mesmo Serviços as relações de magnitude de sismos diferentes devem estar correctas. Aliás se virem magnitudes para um mesmo sismo na rede mundial verão que essas discrepâncias também acontecem entre os dados emitidos por diferentes países.


Mais informações serão actualizadas ao longo do dia.

Sem comentários: