Páginas

quinta-feira, 13 de março de 2008

ARRIBA FÓSSIL: Capelinhos - Varadouro

Quando ocorre uma escoada lávica próximo do litoral ou muito extensan uma ilha, existe uma grande probabilidade da mesma atingir a linha de costa.
Se a costa for escarpada - arriba litoral - então a lava tende a cair em cascata e espraiar-se na base da antiga arriba- delta lávico - ou prosseguir o seu caminho criando nova terra. Esta situação leva à formação de uma nova linha de costa, enquanto a antiga fica muitas vezes marcada na paisagem como um ressalto de relevo: arriba fóssil.
Em quase todas as ilhas dos Açores existem arribas fósseis e o Faial não é excepção, na costa sul existem pelo menos duas áreas onde esta situação é evidente: no Porto do Comprido, junto aos Capelinhos e no Varadouro.

Arriba fóssil próxima a leste do Porto do Comprido próximo do vulcão dos Capelinhos

A mesma imagem com indicação do local da arriba fóssil e sentido da escoada (clique para ampliar)

Arriba fóssil de grandes dimensões na zona balnear e de veraneio do Varadouro, onde se nota que a escoada provém da esquerda da foto, enquanto a arriba fóssil prossegue em continuidade com a linha de costa aactual para a direita, uma zona onde a arriba não ficou fossilizada.

A mesma arriba fóssil do Varadouro à esquerda e extensos campos de escoadas lávica à direita que progrediram depois de ultrapassar a antiga arriba.


Outra perspectiva da arriba fóssil do Varadouro à esquerda. Ao fundo à direita o domo traquítico de Castelo Branco.

3 comentários:

RJ disse...

Para além do contexto geomorfológico, a arriba é atestada com variações mineralógicas entre as rochas que caíram na água e as que permaneceram na encosta ao ar livre? (variação a nível de arrefecimento)

Lc disse...

Muito interessante, e esta última foto, está fantástica.

Carlos Faria disse...

ao rj
embora eu não conheça análises geoquímicas com esse objectivo, penso que não, o volume de lava da(s) escoada(s) foi muito elevado, pelo que as primeiras lavas que cairam no mar perto do Varadouro ficaram cobertas por lavas posteriores que prosseguiram o seu caminho sem modificações significativas do ambiente envolvente. Assim, apenas a frente de escoada que avançou sobre o mar deve ter sofrido um choque térmico com criação de pillow lavas, mas as mais superficiais dessa frente a erosão ja devem estar destruído com a arriba em formação(não conheço qualquer estudo que me diga se no Varadouro as lavas foram todas provenientes duma mesma erupção ou de várias da formação do Capelo (ver post de 14 de Setembro)

lc
porque gostei dela é que a adicionei ao post