Páginas

sábado, 24 de novembro de 2007

ENTRADA NO PAÍS NATAL - TORONTO ON

Toronto, capital da provincia de Ontario, porta de saida do Canada 40 anos atras e de onde arranquei de comboio, a primeira viagem que me lembre neste meio de transporte. Hoje habitual porta de entrada na minha Terra, mas de aviao.

Toronto visto da Casa Loma, palacio de um excentrico milionario do começo do seculo XX, que construiu a sua casa como um castelo do fantastico.



Toronto, situada na margem do lago de Ontario, e' um cidade multicultural, nas ruas continua-se a ouvir o portugues falado por trabalhadores na obras e centenas de outras linguas completamente estranhas, mas alem dos cheiros de comida das mais variadas origens, sente-se aqui o poder do dinheiro, como capital economica e industrial do pais, mais de um terço da riqueza nacional vem desta cidade e muito mais quando se junta a Greater Toronto Area, conhecida por Golden Horseshoe, com cerca de 8 milhoes de pessoas.


Camara Municipal de Toronto e a sua praça, com decoraçao de Natal e onde se encontra uma pista de gelo, corresponde a um marco da arquitectura da decada de 60 do seculo XX



Para mim, mais que tudo, Toronto e' uma cidade de teatro, musica, cinema, museus, galerias e livrarias, pois corresponde ao meio do meu principal amigo e primo, que aqui reside como curador de uma galeria de pintura canadiana contemporanea. Por isso, aqui sinto-me em casa.


PS: Este computador ainda permite o ç... vamos ver como me comporto se algures perder esse simbolo de identidade lusitana...

e' = 3.ª pessoa do presente do indicativo do verbo ser!

5 comentários:

Unknown disse...

Espero que passes um excelente tempo por ai.
Abraco

Carlos Faria disse...

ao melao
obrigado pelos votos... embora haja mais dias para ficar aqui, existem ainda mais paragens nesta peregrinacao e novo contacto com as pessoas de aqui ja se mostrou muito interessante

Elisa Rosa disse...

Ola, Padrinho!!
Finalmente tive tempo para ir visitar o teu blog :) espero k te divirtas e k aproveites bem as ferias tao merecidas.
Bjs

P.S. por aqui esta tudo ok, don't worry... be happy

Carlos Faria disse...

Ola Elisa
Sim por enquanto sinto-me em casa e continuo a adorar isto...

Anónimo disse...

Gosto das notas de tradução.