Páginas

terça-feira, 13 de novembro de 2007

SISMO NA RIBEIRINHA - Acordar Agitado

Novamente, enquanto dormia na calma freguesia da Ribeirinha, sou bruscamente acordado por uma agitação da cama, ruído grave e nervosismo de gatas pela casa, foi mais um dos muitos sismo que se deram ao trabalho de me despertar... felizmente nada mais!
Cartão de identificação do evento: Hora - 01 36 locais; Epicentro - 9 km para Nordeste da Ribeirinha, onde atinge intensidade IV na escala de Mercalli Modificada; e Magnitude calculada - MD 3 . Mais informações disponíveis na página do Centro de Vulcanologia da Universidade dos Açores.
Localização do epicentro (Fonte: página do Centro de Vulcanologia da UA)
Uma coisa é certa, morar onde resido permite o relaxamento típico do meio rural. O tempo corre devagar, tudo é calmo. Há vacas que por vezes se passeiam na estrada me espreitam o carro com curiosidade, as flores despontam todo ano, o verde das zonas densamente arborizadas dá abrigo a orquestras de aves que actuam diariamente e a paisagem montanhosa descobre cenários magníficos... mas o chão continua a ser esta fonte frequente de sobressaltos e de agitação.
Para um geólogo esta actividade é um motivo de interesse... desde que não ultrapasse o limite tolerado pelos edifícios e a estabilidade das vertentes, como já aconteceu no passado.

7 comentários:

Anónimo disse...

nem em sonhos senti esse sismo ... e o epicentro da coisa parece que n anda mto longe do de 1998 (a mae d'agua dos sismos desde q nesta terra ando) e esse sim, q n era sonho, teve a audacia de me interromper o sono ...

Anónimo disse...

Já estive em Angra em Dezembro e não foi nada agradavel,num dia só vi todas as estações do ano,na verdade nem sei como é que as vacas aguentam, pois ficam dia e noite na serra sem um abrigo,deve ser por isso que o queijo e o leite são tão bons,e os bolos uma maravilha,e é tudo muito lento,muito calmo,nessa altura do ano o mar fica furioso. Filipa

Anónimo disse...

"desde que não ultrapasse o limite tolerado pelos edifícios"... tambem concordo, mas que dá cá um frio na barriga dá.

Anónimo disse...

Que sismo tão bucólico :)

Anónimo disse...

Já viste umas fotos "inspiradoras" que estão no frutorei.blogspot.com?

Carlos Faria disse...

À Ana Rita: recomendo a visita apenas a quem quiser ver um dos maiores atentado ambientais de sempre nos Açores...nem tenho palavras para aquilo fizeram em S. Miguel.

Anónimo disse...

É isso mesmo, faltam as palavras para classificar aquilo