Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

FALHAS GEOLÓGICAS DO FAIAL II - as incertezas

Tal como no post anterior, na imagem vê-se o Faial cortado à faca pela mesma falha geológica e de uma forma muito evidente, mas nem sempre é assim, basta deslocarmo-nos para junto do aqueduto que está na foto e...... encontra-se um cenário diferente. O pequeno degrau do terreno para os olhos mais treinados é uma falha geológica, mas para outros pode parecer a cicatriz de uma antiga divisão de propriedade que o emparcelamento agrário eliminou... todavia é uma curvatura na falha geológica e até desvia a ribeira que a jusante era tão rectilínea!


Devido aos Açores estarem junto a uma estrutura por onde o Atlântico cresce, as falhas inversas são raras e pouco extensas no Faial, tal como referi no post "Falhas Geológicas - tipos de movimentos", todavia existem indícios que o degrau e a elevação à esquerda resultam de um comportamento de falha inversa deste troço, mas o geólogo que por lá se aventurou em escavações não teve a ajuda da natureza e a dúvida persiste...
É na tentativa isenta de comprovar hipóteses que se atinge novas certezas, por vezes autênticas surpresas, e a ciência vai avançando... até lá, sem demonstração, fica a dúvida, mas esta faz parte da vida da Geologia.

Sem comentários: