terça-feira, 31 de maio de 2011

Paisagens da Ribeirinha 2 - Ilha de São Jorge



São Jorge visto da Ponta da Ribeirinha (clique na foto para a ampliar)





Uma das características das ilhas do Grupo Central dos Açores é a sensação de Arquipélago e a ausência do sentimento de isolamento apesar de se viver numa porção limitada de terra, isto acontece por que sentimos, permanentemente, a presença de uma outra ilha em frente, raramente temos um horizonte sem vizinhos.


Se Faial e Pico são as terras mais próximas, São Jorge está mesmo ali ao lado e a Pontinha da Ribeirinha é a zona mais próxima desta ilha, talvez por isso é nesta freguesia que se encontra a maior fracção de população jorgense ou descentes destes na ilha Azul.

sábado, 28 de maio de 2011

Paisagens da Ribeirinha - Pontinha

Mantendo a sequência do post anterior, mais uma fotos tiradas da Ponta da Ribeirinha... a nossa Pontinha, vendo-se a Barba-feita e a zona do Arrendamento que bordeja o caminho do Porto e onde se encontravam das melhores terras agrícolas da freguesia...


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Costa Leste do Faial



Costa Leste do Faial observada da Ponta da Ribeirinha, vendo-se Chã da Cruz e em primeiro plano o topo da escarpa da Falha da Ribeirinha (clique para ampliar a imagem)




Um post com dois objectivos: fazer com que os Ribeirinhenses do Faial que se encontram à distância recordem a paisagens observadas da Ponta da Ribeirinha e da Boca da Ribeira, mas também lembrar que a nossa conhecida Pontinha, onde se encontra o Farol, é o local dos Açores mais próximo dos epicentros dos sismos ocorridos esta semana abaixo noticiados e da crise que abalou esta terra em 1998.










Costa Leste do Faial observada na zona da Boca da Ribeira, ao fundo a Ponta da Espalamaca (clique para ampliar)





Observando a costa nesta foto é bem evidente que parecem existir degraus, os desníveis destes tendem a situar-se nas intercepções entre as falhas do Graben de Pedro Miguel e o litoral da ilha, ficando evidente os numerosos acidentes tectónicos que o Faial tem, pelo que devemos estar sempre preparados para novas ocorrências, embora nada indique que neste momento algo de mais preocupante possa acontecer.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Novo sismo na Ribeirinha

Nada de estranhar ou de ficar assustado, é normal a seguir a um sismo ocorrerem réplicas menores, por isso este é o cenário mais provável... e esperemos que nada de anormal venha a acontecer.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sismo na Ilha do Faial a NE da Ribeirinha

Post sujeito a actualizações frequentes


Imagem do CIVISA com a implantação do epicentro, este departamento calculou a magnitude em 3.7 e intensidade V





Foi sentido às 7h23 dos Açores um sismo na ilha do Faial que segundo os primeiros dados provisórios e sujeitos a correcção terá atingido 3.9 na Escala de Richter e com epicentro a 6 quilómetros a NE da freguesia da Ribeirinha.


Sabe-se que o sismo foi sentido nas ilhas do Faial e de São Jorge, tendo algumas pessoas da Ribeirinha do Faial saído para a rua assustadas com o evento, mas não observei nesta localidade qualquer estrago, este comportamento mais o facto de algumas pessoas no exterior o terem sentido aponta para um intensidade mínima de IV/V na escala de Mercalli.


Última actualização




Segundo diversas fontes, confirma-se para o Faial as intensidades de V - Ribeirinha, IV - Praia do Almoxarife, cidade da Horta, Flamengos e Salão, III/IV -vila da Madalena na ilha do Pico e II - vila de Velas ilha de São Jorge.




Questionam-me porque não é sempre igual a magnitude do CIVISA e a do IM. Embora possam existir outras razões, verifica-se que as grandezas tendem a ser próximas, tal deve-se ao facto do valor resultar de dados colhidos nos sismógrafos dispersos pelas ilhas e da adopção de determinados critérios nas fórmulas, como os aparelhos não estão exactamente nos mesmos locais, nem têm todos a mesma sensibilidade, podem ocorrer pequenas perturbações na precisão do cálculo, se guirem sempre o dado fornecido pelo mesmo Serviços as relações de magnitude de sismos diferentes devem estar correctas. Aliás se virem magnitudes para um mesmo sismo na rede mundial verão que essas discrepâncias também acontecem entre os dados emitidos por diferentes países.


Mais informações serão actualizadas ao longo do dia.

sábado, 21 de maio de 2011

Boca da Ribeira a cheirar a Verão

Hoje, mais que um dia primaveril, cheirava a Verão no Faial, e era fim-de-semana.
Logo o porto da Ribeirinha, situado na Boca da Ribeira, atraiu os amantes da pesca, as famílias para piqueniques e aqueles que apenas adoram um lugar calmo, bonito e à beira-mar para descansar e conviver.... esperemos que finalmente a época estival assente arraiais entre nós, pois já há saudades de céu azul, boas temperaturas e vento calmo...

quarta-feira, 18 de maio de 2011

No coração da cidade da Horta

Largo Duque d'Ávila e Bolama com a montanha da ilha do Pico ao fundo, num período de acalmia ensolarada esta semana, visto do Salão Nobre dos Paços do Município.
Salão que sem dúvida é um espaço de grande dignidade, no qual tem decorrido muitos eventos culturais aqui referidos, nomeadamente musicais, cuja beleza e a paisagem envolvente enriquece os concertos.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Marina da Horta na Primavera

A Primavera vai a meio, logo o Verão ainda vai longe...

Mas a marina oceânica da Horta já mostra uma animação de iates de recreio altamente promissora para uma estação quente dinâmica.

Não fosse o porto da cidade-mar da Horta possuidor da Marina Oceânica mais importante de Portugal e das mais movimentadas do mundo no seu género...

sexta-feira, 13 de maio de 2011

ANOMALIA NO BLOGGER

Quem frequente este blog com frequência já deve ter-se apercebido que os últimos dois post que falavam do Etna e do risco de maremoto em Lisboa foram retirados.
Tal aconteceu não por minha opção nem fui forçado, trata-se de um problema técnico da responsabilidade do blogger onde se encontra alojado Geocrusoe, tal como aparece na figura justificado.


Embora alheio ao facto fica aqui o pedido de desculpa

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Lisboa e Tsunamis em notícia

A ocorrência do sismo em Murcia no sul de Espanha deve fazer recordar os Portugueses que além dos Açores o Portugal Continental é uma região sísmica e quanto menos frequentes este tendem a ser num local mais impreparados costumam também ficar as suas populações, abaixo replico um excelente post do blog Geopedrados com o qual Geocrusoe tem um relação temática e e de amizade significativa


Estudo sugere que tsunami atingiria 200 mil lisboetas de noite e 400 mil se fosse de dia.


Zonas de maior risco de inundação assinaladas a vermelho neste mapa





Se durante a noite Lisboa fosse atingida por um maremoto, 200 mil pessoas seriam atingidas. Durante o dia, esse número duplicaria. Esta é a conclusão do estudo sobre a população da Área Metropolitana de Lisboa (AML) exposta a inundação em caso de tsunami, apresentado ontem no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, na capital.

Como explicou ao PÚBLICO o autor da investigação, Sérgio Freire, a diferença nos números "deve-se essencialmente aos movimentos pendulares da população, motivados por razões de trabalho ou estudo entre os períodos nocturnos e diurnos".

De acordo com o estudo, oito por cento do total da população da AML reside, trabalha, ou estuda em zonas susceptíveis de inundação em caso de tsunami.

Os resultados sugerem ainda que o aumento de população potencialmente exposta da noite para o dia é mais significativo nas zonas de perigo elevado, como as zonas ribeirinhas de Lisboa, Alfeite e Barreiro.

Para Sérgio Freire, colaborador do e-GEO - Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional, os resultados da investigação podem ser úteis para se ter "uma noção de quantas pessoas terão de ser transferidas em caso de tsunami".

O autor do estudo espera também que estes números sirvam para alertar a população lisboeta. " É importante sensibilizar a população, que, por viver numa zona fora de risco, não está consciente de que trabalha ou estuda numa área de alto risco de inundação por tsunami".

Para chegar a estas conclusões, o geólogo cruzou dados recolhidos pelo Censos 2001 sobre as áreas de residência da população, o mapa das zonas mais susceptíveis à inundação por tsunami e, ainda, dados de 2003 do INE, sobre a mobilidade de pessoas que residem num concelho e que se deslocam para outro, durante o dia.

Com os números do Censos 2011, o autor acredita que os dados poderão sofrer algumas modificações. "Acho que vai ser diferente, porque a AML sofreu alterações importantes. Há uma série de novos centros comerciais, escritórios e moradias que em 2001 ainda não estavam desenvolvidos", argumenta.


Segundo o autor, o estudo, que faz uma representação da distribuição da população num dia típico da semana, será ainda alvo de alguns desenvolvimentos, com o intuito de obter dados mais concretos e actuais.

in Público - ler notícia

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ETNA REENTRA EM ACTIVIDADE

O Etna reentrou hoje em erupção, um dos vulcões mais activos do mundo e onde eu assisti a actividade quando me encontrava próximo do seu topo junto a uma das suas bocas que "decidiu" mostrar a sua capacidade de me assustar em 2001.
Para saber mais desta erupção consultar este link (em inglês)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Grandes Pensamentos 1


Imagem daqui




Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;

Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;

Porém há os que lutam toda a vida

Estes são os inprescindíveis.



Bertold Brecht



extraído daqui

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Velha e a Nova CALF

Antiga Fábrica da CALF

Cooperativa Agrícola de Lacticínios Faial talvez tenha sido o maior projecto industrial de iniciativa Faialense em toda a história da ilha, já foi a maior unidade fabril no meio rural da ilha, resistiu ao encerramento da concorrência, sofreu os problemas relacionados com a antiguidade das suas instalações que impediam a expansão do sector dos lacticínios, cresceu, passou e ter um corpo novo apto para suportar o aumento da desejado na produção de leite, mas tal não aconteceu e sobrevive nas dificuldades daí inerentes, mas continua a produzir a manteiga mais saborosa ou gostosa que alguma vez provei...

A Nova Fábrica da CALF...

A Manteiga ilha Azul... um dos segredos da ilha.

terça-feira, 3 de maio de 2011

HORTA a caminho de Maio 2011

Já há muito tempo que não parava no miradouro da Espalamaca para observar a Horta deste local por onde passo muito frequentemente, mas sem olhar com a devida atenção a beleza que me cerca.
No último dia de Abril parei propositadamente e a cidade com o seu velho porto, a marina de iates de recreio e a nova baía em construção mostrou-se deste modo... bela como sempre!

(clique na foto para a ampliar)

domingo, 1 de maio de 2011

Horta Camerata - Páscoa 2011 em vídeo

Já estão no YouTube vídeos com partes do concerto de Páscoa de 2011 da Horta Camerata sob a direcção de Kurt Spanier, uma oportunidade para recordar aquele noite musical na igreja de São Francisco...

Sinfonia Incompleta de Schubert - 1.º Movimento

Claro quem não foi pode também confirmar o elevado nível daquele serão musical, tudo isto ampliado pelas magníficas condições acústicas do templo onde esta orquestra tocou.



O encore "Die Libelle" Joseph Strauss num arranjo de José Amorim para a Horta Camerata.