Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2009

FEIRA AGRÍCOLA AÇORES 2009 - REPORTAGEM

A Feira Agrícola Açores ocorre anualmente neste Arquipélago e circula pelo Faial, Terceira e São Miguel. Surgindo assim com uma periodicidade trienal nesta ilha. O bom tempo desta tarde de feriado, com temperaturas amenas, convidou-me para uma visita coincidente com a inauguração oficial do evento.
No início da tarde a população ainda não inunda o recinto, por isso é-me mais agradável percorrer os vários espaços da feira, onde além da componente agrícola - sobretudo agropecuária numa região onde a bovinocultura é preponderante na economia - possui ainda vários expositores dedicados às mais variadas actividades comerciais.

Talvez pelos efeitos da crise, apenas no corredor central senti a pressão do comércio sobre o visitante.

Os pavilhões institucionais e de organizações profissionais efectivamente divulgavam as suas actividades, mas senti alguma carência na comercialização dos produtos regionais divulgados, um aspecto a melhorar para o futuro.

Claro que uma feira agrícola sem espaço para a pequenada nos Açores não é feira e esta vertente estava à altura do esperado.

Os espaços para as exposições de gado bovino e concursos de melhoramentos de raça apresentavam modelos dignos de serem visitados e estes estavam à altura do seu papel...

A minha paixão por cães foi bafejada pela prova de agility, mas a existência de eventos caninos todos os dias é de louvar para quem adora estes Amigos do homem.

Não menos digna é a exposição equina, com numerosos exemplares de raça lusitana e provas de arte equestre.

Tudo isto são motivos suficientes para uma visita nestes três dias em que a feira ainda perdura, para já não falar dos eventos musicais ocorrem todos os serões e a restauração típica destes acontecimentos nos Açores.

2 comentários:

Unknown disse...

Bom..., já deu para abrir o apetite....

Carlos Faria disse...

pelo menos era essa uma das intenções para os que cá vivem...